Pesquise

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A vida dos animais em abrigos - meu ensaio fotográfico

Como "comemoração" pelo fim das aulas de Fotografia no semestre, quero compartilhar com vocês o meu trabalho final. A proposta era fazer um ensaio fotográfico sobre um assunto que eu considerasse relevante e me interessasse. Eu resolvi, então, fotografar a  ARPA (Associação Riograndense de Proteção aos Animais) e seus bichinhos para adoção.










Ainda que muitos saibam da importância e do amor recebido quando se tem um animal em casa, uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde estima que existam mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil – 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros. 


Algumas pessoas dão comida diariamente a eles, mas o que não se percebe é que os animais que vivem nas ruas correm diversos perigos. São casos de zoofilia, atropelamento, violência e até o próprio abandono que destroem a vida destes bichinhos. O ideal é que eles sejam enviados para abrigos, mas estes estão em grande maioria superlotados e não tem condições ou apoio financeiro para abrigá-los.   

A tendência é que, quando um animal é deixado em abrigo, este seja adotado logo. Mas, por preferências de animais novos e pequenos de quem adota, alguns animais chegam a passar o resto de suas vidas vivendo em abrigo sem ter a oportunidade de ter uma família



Outros são adotados, mas “devolvidos” por motivos de “não adaptação”, “não gostar da experiência”, “não corresponder à expectativa”, dentre outras desculpas que fazem os animais serem novamente devolvidos aos abrigos como se fossem produtos ou roupas.



A adoção é a maior forma de amor. Animais não são brinquedos, são seres vivos, e por isso devem ser cuidados sem importância à raça e não devem ser simplesmente “devolvidos”, ou “descartados”.






O ensaio foi realizado na ARPA (Associação Riograndense de Proteção aos Animais), que se localiza na Rua Professor Freitas e Castro, nº 172, Bairro Azenha, cidade de Porto Alegre. A associação existe desde 1949, e lá vivem cerca de 60 animais. Alguns há semanas, outros há mais de 10 anos.


 Por que você não adota um deles? Te garanto que vai ser a melhor experiência possível. O amor de um bichinho não tem preconceitos, limites, nem comparações. Só quem tem um animalzinho sabe o quanto é gostoso acordar com pata na cara, lambida, arranhão, o que seja. Só quem tem seu bichinho sabe como é se sentir sempre amado, sempre recebendo carinho e atenção. Eles devem ser tratados da mesma forma, eles merecem.









Adote um bichinho :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário